Conheça o curso

NOME DO CURSO: Licenciatura em Artes Visuais

1          PERFIL DO CURSO

 

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais se configura como um curso de graduação com o objetivo de formar educadores em Artes Visuais, para atuarem em espaços da educação formal e não formal, incluindo-se competências e habilidades técnicas para a produção artísitca e didática nas mais diversas formas de expressões visuais. Esta alternativa se justifica devido ao fato de que, ao aluno graduado, garante-se a possibilidade de ingressar na docência da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e, também em contextos não formais de educação ou permitindo-lhe, ainda, uma educação continuada, uma vez que estará apto a candidatar-se a cursos de pós-graduação.

O Curso é noturno e tem uma estrutura de ensino e aprendizagem seriada em 8 semestres letivos, perfazendo 4 anos de duração, divididos em 200 dias cada, e contabilizando uma carga horária mínima de 2.940 horas.

 

2          ATIVIDADES DO CURSO

 

As atividades do curso incluem  disciplinas obrigatórias subdividas em três ênfases, a saber: a) Experimentação e Produção do Conhecimento em Artes Visuais; b) Teoria e Pesquisa em Artes Visuais e, c) Conhecimentos da Prática Pedagógica em Artes Visuais contabilizando 2.940 horas.

Dentro do total dessa carga horária, constam, ainda, as Atividades Complementares do Curso: as Disciplinas Eletivas e os Núcleos Temáticos.

Disciplinas Eletivas são oferecidas pela Universidade, não incluídas no currículo pleno do respectivo curso do aluno, porém oferecidas pelos demais cursos de graduação da UNIVASF. Com 120 horas e 8 créditos, o núcleo de conteúdo eletivo é composto por disciplinas e atividades que permitem ao discente complementar seus conhecimentos técnicos e científicos, em diversas áreas de atuação contempladas pelos demais cursos de graduação da instituição. Esta feição caracteriza o projeto institucional da UNIVASF, como proposto na sua criação.

Núcleo Temático Multidisciplinar é atividade obrigatória de caráter prático que visa ao estudo, à pesquisa e à aplicação de conhecimentos interligados, voltados para o encaminhamento e para solução de questões socioeconômicas, ambientais, culturais, científicas e/ou tecnológicas. Com 120 horas e 8 créditos, este núcleo compreende disciplinas e/ou atividades que fornecerão o embasamento teórico-prático, visando o aperfeiçoamento da habilitação profissional do egresso e atendimento às peculiaridades locais e regionais. O núcleo temático define o projeto da UNIVASF com uma identidade própria. Ele integrará atividades de ensino, pesquisa, extensão ou estudos de caso, tratados individualmente e em equipe, que identificam atribuições, deveres e responsabilidades institucionais e pessoais voltadas para promoção do desenvolvimento local e regional.

3          PERFIL DO EGRESSO

 

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais visa á formação de educadores na área, que possam atuar de forma crítica em instituições educacionais formais e não-formais, compreendendo  a historicidade existente nas inter-relações entre Arte, cultura e educação. Portanto, o pefil do egresso que o curso de Licenciatura em Artes Visuais deve enfatizar é o do profissional que produza e seja capaz de mediar didaticamente o conhecimento em Artes Visuais, considerando em sua prática pedagógica o respeito á diversidade dos elementos sociais, culturais, étnicos, de gênero e questões inclusivas imprescindíveis para a perspectiva de uma formação humanizadora e ética. O profissional formado também será capaz de realizar experiências estéticas por meio de pesquisas em processos criativos e teóricos das Artes Visuais e de seu ensino.Ademais, poderá supervisionar e coordenar projetos educativos em Artes Visuais, design, crítica de Arte, entre outros.